terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O sacerdote do Conhecimento e a Vedete da história: primeira parte.

De Todos até hoje, o sacerdote do conhecimento é sem dúvidas o mais conhecido, por suas aulas que na verdade é um verdadeiro show, onde só ele vê graça em suas piadas, seus textos sem lógica e sua interpretação bestial. Ele realmente tem uma boa atuação cênica em sala de aula, recentemente atuou bem como político, e sem dúvidas aqui se encontra a razão pela qual ganhou o pleito para chefe do espaço sagrado do conhecimento. Poxa vida, agora o sacerdote vai atuar como ninguém, seu poder que antes se restringia a quatro paredes, se expandiu para todo campus, agora sim, ele é o cara, se antes era admirado em sala de aula, pelos oportunistas. Agora como chefe do espaço sagrado, conquistou todos os segmentos administrativos, até mesmo os que não gostava dele, até se aproximam do sacerdote, o cumprimenta o abraça, o beija. O que nos resta a dizer: a falsidade é a moda do momento. Na verdade essas pessoas só estão preocupadas mesmo, e em garantir sua posição, não arrumar confusão com o sacerdote, o homem sagrado, é o melhor a fazer... o histórico é bem explicito dos que ousaram e acabaram se ferrando.  
Mas, como todos sabem, o sacerdote precisa de ajuda pra atuar, sozinho ele não comanda o espaço sagrado. Ele precisa de um braço direito, que tudo que ele decretar precisa ser executado por ele.   O samurai da opressão não pode atuar sozinho, ele precisa de uma pessoa que esteja disposta a fazer qualquer coisa pelo sacerdote. E claro que essa pessoa não quer não perder sua posição confortável na burocracia digamos assim, e assim tudo que o sacerdote mandar ele vai fazer. Ele ameaça de processo, ele ameaça de reprovar, se algum aluno o procura pra reclamar ele tem sempre em suas mãos sete pedras. Ah, todos sabem que estamos falando dela, a vedete da história, se na gestão anterior ele não ousou bater de frente, o que dirá nessa. 
A verdade é que como vedete ele sempre tem que escolher quem tem mais a oferecer: entre aprendizes e mestres, escolhe mestres, entre o sacerdote e os mestres escolhe o sacerdote, ele sempre está a favor de quem mais lhe oferece. É onde fica a ética da vedete? Em lugar nenhum, vedetes são prostitutas que se vedem, seu compromisso é com o lucro. Vedete, Vedete, seus dias são de glória nesse espaço sagrado dedicado ao saber, sua posição e confortável, tem voz ativa, está por cima da “carne seca” essa vedete é demais. E agora como ela se comporta em meio a esses impasses em relação a oficialização do pleito em que o sacerdote ganhou? Como sempre, imparcial e caladinha, só esperando a maior e próxima oferta.