sábado, 8 de março de 2014

FELIZ DIA DAS MULHERES?

Quero aproveitar o ensejo do tal "dia específico da mulher" para mostrar o outro lado que muitos hipocritamente escondem. Não é o dia, em que as mulheres recebem flores em supermercados, padarias ou faixas com homenagens em avenidas da cidade. 8 de Março é o dia que as atenções se voltam as mulheres, discursos e mais discursos, mensagens e mais mensagens transmitidas pela mídia, o comércio busca vender produtos em razão dessa data. Entretanto, o problema não é UM DIA e sim o que acontece nos DEMAIS DIAS, ANOS com as mulheres. Historicamente, sabemos que a mesma sempre foi oprimida pelo discurso misógino, marginalizando-a. Mas, onde há um opressor e um oprimido o confronto é inexorável, pois não há quem se submeta a uma condição de negação de vocação ontológica.

Esse DIA que reservamos para prestar felicitações às mulheres só comprova que nossa sociedade ainda oprime as mulheres, que o discurso misógino é tão vivo quanto nas sociedades passadas. O que gostaria de mostrar, é que não há felicidade nenhuma nesse dia, tendo em vista que muitas mulheres ainda são vitimas de violência domestica. Mesmo com as recentes conquistas como Lei Maria da Penha, da criação da Delegacia da Mulher dentro outras medidas preventivas, mulheres continuam sendo espancadas, torturadas e não há nada de FELIZ nisso.

Uma violência que não se consegue combater colocando mais polícia nas ruas porque ela acontece dentro de casa e cresce alimentada pelo machismo, o ciúme e a certeza da impunidade.
Entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, que ocupa o sétimo lugar, no mundo,neste tipo de crime. Pernambuco ocupa a décima colocação entre os estados brasileiros e Recife está na sexta colocação entre capitais mais violentas no ranking de mortes. Só nos primeiros dois meses de 2014, 32 mulheres foram mortas no Estado.


Volta a questionar, será que as mulheres só precisam de um DIA FELIZ?